Como abrir CNPJ para terapeuta? Será que vale a pena atuar como PJ (pessoa jurídica) ou é melhor prestar serviços como pessoa física? Quais são os benefícios que os terapeutas encontram ao abrir um CNPJ?
Se você chegou até aqui, pois possui algumas das dúvidas listadas no tópico anterior, saiba que você chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo, a InboundCont Contabilidade, sua assessoria contábil, especializada em terapeutas, vai esclarecer todas as suas dúvidas.
Veja o que você vai encontrar na sequência:
- Vale a pena abrir CNPJ para terapeuta?
- Terapeuta pode ser MEI?
- Quais são os tipos de CNPJ para terapeuta?
- Como funcionam os impostos para terapeuta PJ?
- Como abrir CNPJ para terapeuta
Para saber mais e conferir tudo o que o nosso time de especialistas preparou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
O que faz um terapeuta?
Para responder de forma mais assertiva, as dúvidas que listamos na introdução, é muito importante compreender o que um terapeuta faz no seu dia a dia.
Um terapeuta é um profissional treinado para ajudar pessoas a lidar com questões emocionais, comportamentais, psicológicas e, em alguns casos, físicas.
A natureza do trabalho de um terapeuta pode variar em função da sua especialização e formação, mas no geral, inclui as seguintes atividades:
- Avaliação e diagnóstico: Um terapeuta pode avaliar transtornos ou problemas emocionais, comportamentais ou mentais. Eles usam várias ferramentas e técnicas de avaliação para determinar as necessidades de cada cliente.
- Escuta ativa: Terapeutas ouvem atentamente seus clientes, proporcionando um espaço seguro e não julgador para eles expressarem seus sentimentos e preocupações.
- Intervenção terapêutica: Terapeutas usam diversas técnicas e métodos terapêuticos para ajudar os clientes a enfrentar e superar seus problemas.
- Desenvolvimento de habilidades: Além de ajudar os clientes a processar seus sentimentos e emoções, terapeutas também ensinam habilidades úteis, como técnicas de gerenciamento de estresse, habilidades de comunicação, resolução de conflitos e muito mais.
- Encaminhamento: Em alguns casos, um terapeuta pode identificar a necessidade de encaminhar o cliente para outro profissional, como um psiquiatra, médico ou outro tipo de especialista.
O objetivo principal de um terapeuta é ajudar os indivíduos a alcançar melhorias de qualidade de vida, saúde mental e emocional, bem como resolver conflitos e lidar com desafios de maneira saudável.
Vale a pena abrir CNPJ para terapeuta?
Será que realmente vale a pena abrir CNPJ para terapeuta? Quais são os benefícios dessa decisão?
São muitos os benefícios que o terapeuta que toma a decisão de abrir um CNPJ encontra, dentre os quais, podemos destacar:
Economia no pagamento de impostos: Terapeutas que atuam como pessoa física precisam recolher até 27,50% em imposto de renda sobre seus rendimentos mensais.
Por outro lado, aqueles que possuem CNPJ, podem pagar apenas 6% em impostos por meio de regimes tributários econômicos como o Simples Nacional.
Mais oportunidades de trabalho: A maior parte das clínicas e hospitais que contratam terapeutas preferem fechar parcerias com profissionais que possuem CNPJ.
Na prática, isso permite que as clínicas garantam economia, evitando encargos trabalhistas, como FGTS e a contribuição previdenciária patronal.
Permissão para emitir notas fiscais: Como PJ, os terapeutas podem emitir notas fiscais e atender clientes que exigem esse tipo de documento.
Por essas e outras razões, é cada vez maior o número de profissionais interessados em abrir CNPJ para terapeuta.
Terapeuta pode ser MEI?
De acordo com a legislação em vigor, o CNAE para terapeuta é o 8650-0/05 – Atividades de terapia ocupacional. Ocupação, que infelizmente, não faz parte da lista de atividades permitidas para os microempreendedores individuais.
Em outras palavras, isso significa que terapeutas não podem ser MEI. No entanto, isso não deve ser motivo para desânimo, pois existem outras opções interessantes na hora de abrir CNPJ para terapeutas.
Quais são os tipos de CNPJ para terapeuta?
Existem diferentes tipos de CNPJ que podem ser utilizados por terapeutas, dentre os quais, podemos destacar:
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Tipo de CNPJ indicado para terapeutas que desejam abrir um CNPJ individual, ou seja, sem sócios.
- Sociedade Empresária Limitada: Tipo de CNPJ indicado para terapeutas que desejam abrir um CNPJ em sociedade com terceiros.
Não se preocupe, o nosso time de especialistas em contabilidade para terapeutas sempre lhe indicará as melhores opções para os seus objetivos.
Como funcionam os impostos para terapeuta PJ?
Normalmente, quem decide abrir CNPJ para terapeuta consegue pagar menos impostos do que pagaria ao prestar seus serviços como pessoa física.
Veja como funcionam os principais regimes de tributação que podem ser utilizados por terapeutas que atuam como PJ:
- Simples Nacional: Nesse regime tributário os terapeutas pagam seus impostos em guia única mensal, calculada sobre o faturamento, com alíquota a partir de 6%.
- Lucro Presumido: Por sua vez, neste regime, os terapeutas pagam seus impostos com base em uma alíquota que pode variar entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento.
Não entraremos em detalhes sobre cada regime, pois não é o nosso objetivo que você precise se preocupar com isso.
Aqui na InboundCont Contabilidade, temos um time de especialistas em planejamento tributário, que vai fazer todos os cálculos e indicar o regime mais econômico para as suas atividades.
Com o nosso apoio, você economiza de forma legal no pagamento de impostos e aumenta os seus rendimentos líquidos mensais.
Como abrir CNPJ para terapeuta
Após esclarecer uma série de dúvidas importantes e descobrir os benefícios da abertura de CNPJ, é hora de conferir o passo a passo para tirar os seus planos do papel.
Veja como é fácil abrir CNPJ para terapeutas:
1.Contrate uma contabilidade especializada em terapeutas: Para começar, você precisará contratar o suporte e assessoria de uma contabilidade especializada no seu tipo de atividade.
2.Separe os documentos necessários: Na sequência, você precisará separar alguns documentos básicos, incluindo:
- RG ou CNH;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carnê IPTU do endereço que será utilizado no seu CNPJ.
3.Aguarde a abertura do seu CNPJ: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto o nosso time de especialistas cuida de todos os trâmites para abertura do seu CNPJ.
Deseja saber mais e abrir CNPJ para terapeuta com agilidade, economia e sem burocracia? Entre em contato conosco, atendemos profissionais de todas as partes do país!